top of page

Organização e planejamento

Desde que decidimos ir morar na Espanha começamos a pesquisar tudo que poderíamos e precisaríamos para que essa mudança desse certo e fosse o mais tranquila possível, afinal, passar perrengue no seu país já não é legal, em um país novo então piorou.. Dito isso, falamos com várias pessoas, lemos vários blogs, sites de assessoria, etc. e foi unanime, o principal conselho é se planeje! Financeiramente, mentalmente, fisicamente, de toda forma possível.


A Mariana chega a ser obsessiva em relação a organização, por isso ela está sendo a grande responsável por setorizar e organizar todos os passos que precisamos fazer, desde os documentos que precisamos levar do Brasil, até os documentos que precisaremos tirar na Espanha. E com isso montamos uma espécie de dossiê com tudo que precisamos e a ordem para tira-los (isso é uma das nossas maiores dúvidas durante esse período).


Vamos lá!


  1. Casamento brasileiro na Espanha

Pelo que entendemos esse passo não é obrigatório, mas já que temos tempo até a nossa ida e é um processo que não custa dinheiro, apenas é burocrático, vamos fazer.

Ele é realizado no Consulado Espanhol que te atende e te devolve uma certidão de casamento espanhola e um livro da família. Documentos que acreditamos que facilitará um pouco da nossa vida na Espanha.

Esse é o único passo realizado no Brasil, além da compra das passagens.. fora isso tem documentos que são necessários serem emitidos e levados daqui solicitados para concluir os trâmites na Espanha.


       2. Compra das passagens

Como a Mariana é espanhola e já somos casados, não precisamos comprar a passagem de volta do Felipe. Mas precisamos comprovar na imigração que somos casados, seja através do registro do casamento na Espanha (via consulado - item anterior) ou com a certidão traduzida e apostilada.


2. Empadronamiento

É o registro de que você está morando na Espanha, é com ele que você consegue dar sequencia nos outros tramites necessários. No nosso caso ficaremos no apartamento da prima da Mariana, e para concluir esse primeiro passo precisamos que ela vá conosco registrar a nossa moradia lá - mas pelo processo padrão se você tiver um comprovante de residência ou um contrato de aluguel de pelo menos 6 meses, é possível empadronar também.


       3. DNI

É o RG/CPF do espanhol, por isso, nesse caso, apenas a Mariana precisa dele. Com ele você consegue abrir conta em banco, contratar uma linha telefônica lá, seguir com o visto do brasileiro e etc. Digamos que esse é um dos documentos mais importantes dessa lista.


       4. Tarjeta de saúde pública

É como se fosse o nosso cartão do SUS no Brasil, é ele que vai te dar acesso a saúde pública na Espanha. Para conseguir ele é necessário já ter o empadronamento e o DNI.


       5. Arraigo Familiar ou Tarjeta de Familiar Europeu

São as duas possibilidades que o cônjuge brasileiro tem para ficar na Espanha. Lembrando apenas que se o seu passaporte não for espanhol e sim de outro lugar da Europa (como italiano ou português, por exemplo) o cônjuge só terá a possibilidade de ir através da tarjeta de familiar europeu.


       6. TIE

Assim como o espanhol tem o DNI, o estrangeiro precisa de uma carteirinha de identificação também, ela só é tirada após o item anterior ser aprovado e nela consta o NIE.


       7. Canje

Outro processo que não é obrigatório, mas caso queira dirigir na Espanha após o período de seis meses com a sua carteira de habilitação do Brasil, você precisara passar por esse item, que nada mais é do que a troca da sua carteira de habilitação brasileira pela espanhola.



Já os trâmites abaixo podem ser realizados de forma paralela, não precisando seguir uma ordem necessariamente.


       1. Conta bancária

Esse tópico é muito individual e particular, já vimos gente indicando abrir conta no Santander, outras no N26, outras no Sabadell e por ai vai.. tudo depende do tipo de conta que você quer, para qual finalidade e assim por diante, vale dar uma boa pesquisada.


       2. Linha telefônica

Em relação a operadora que vai escolher, vai na mesma linha da conta bancaria, depende se você tem interesse em telefone e internet pra casa, se se importa com qualidade ou preço, acho que vai muito de experiencia e de preço.


       3. Tarjeta de transporte público

Nosso famoso bilhete único no Brasil, com ele você consegue comprar tipos de bilhetes diferentes e economizar alguns euros para quem vai passar mais tempo em Madrid. É possível fazer ele com o passaporte.



Claro que além dos citados acima, tem o temido aluguel e o processo de conseguir um emprego lá, mas estamos esperançosos de que tudo dará certo e estamos nos preparando para isso. Ainda dentro do assunto planejamento, estamos fazendo aulas de espanhol e guardando uma quantia significante de dinheiro para não passarmos aperto. Mas podemos falar mais sobre isso num próximo post.


Bom, esses são os tramites que sabemos que precisaremos fazer e estamos tentando deixar o mais simples e organizado possível para não esquecermos de nada. Conforme formos passando por eles iremos compartilhando por aqui e no Instagram também! Nos siga lá :)


@acaminhodaespanha

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registro do casamento

Como falamos no post anterior, hoje tínhamos um agendamento no consulado espanhol de São Paulo para fazer o registro do casamento...

Comments


bottom of page