top of page

Como vamos?

Ir de forma ilegal para a Espanha nunca foi uma possibilidade, por isso assim que casamos começamos a investigar quais seriam as formas e o que seria necessário ser feito para que fossemos de maneira legal. Como a Mariana tem a nacionalidade espanhola, vimos que pelo casamento o Felipe teria a possibilidade de ir de duas formas, através do Arraigo Familiar ou pela Tarjeta de Familiar Comunitário. A diferença entre esses dois vistos será falada em outro post.


Para que o casamento realizado em São Paulo (Brasil) tenha validade na Espanha precisamos marcar uma data no Consulado Espanhol de São Paulo (no nosso caso foi nesse, existem outros consulados no Brasil, tem que ver qual te atende). E nesse primeiro passo a burocracia já começa. Vamos deixar o link do consulado no final desse post para que você possa consultar como fazer, mas, basicamente, para conseguir marcar uma data você precisa solicitar um login e senha que é fornecido pelo consulado através de um e-mail que você manda para eles com os seus dados. No nosso caso, estamos nesse passo hoje em dia e mandamos esse e-mail no começo de dezembro e ainda não responderam com os dados para marcarmos a data. Fui no consulado resolver outras coisas em janeiro e me informaram que estavam respondendo os e-mails de setembro, ou seja, está demorando em torno de 3 a 4 meses para conseguir as informações para marcar uma data.


Dito isso, é bom se preparar com antecedência e levar todos os dados solicitados para que não haja nenhum imprevisto. Nesse momento, no nosso caso, os documentos que precisamos levar na data marcada são:


  • Quem pode fazer o registro do casamento no consulado?

    • Qualquer um dos cônjuges, independente da nacionalidade.

  • Documentos necessários:

    • Formulário do site preenchido e assinado por quem for registrar

    • Certidão de casamento no formato Inteiro Teor e Apostilada (solicitada dentro dos últimos 12 meses)

    • Cópia dos passaportes dos cônjuges

    • Certidão de nascimento do Felipe Apostilada (solicitada dentro dos últimos 6 meses)


Ainda é dito que poderão solicitar dados adicionais. E quando o processo for concluído será entregue a certidão de casamento espanhola e um documento chamado livro da família.


Lembrando que não estamos aqui para prestar nenhuma consultoria, apenas para contar a nossa experiência!


@acaminhodaespanha






16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registro do casamento

Como falamos no post anterior, hoje tínhamos um agendamento no consulado espanhol de São Paulo para fazer o registro do casamento...

Commentaires


bottom of page